Loja Conciliação festeja seus 125 anos de história

A Loja “Conciliação” comemorou seus 125 anos de atividades ininterruptas com a realização de cerimônia magna pública no dia 29 de agosto. A comitiva do GORGS teve a presença do Grão-Mestre Adjunto Antônio Carlos Lampert, do ministro da Administração Daniel Furtado e do diretor do Departamento de Paramaçônicas Irineu Alves dos Santos Filho.
Prestigiaram ainda o evento o prefeito de Viamão Irmão André Nunes Pacheco e o comandante do 18º BPM Irmão Major Itacir Ramos. Estiveram representadas diversas lojas da região, além de cunhadas, sobrinhos e autoridades civis e eclesiásticas, num total de 155 convidados.
O Venerável-Mestre Gilnei Niche Machado presidiu a sessão comemorativa e recepcionou os convidados no Templo da Loja, na cidade de Viamão. O orador Paulo Silveira apresentou relato histórico da Maçonaria no município e da criação da Loja, ressaltando a participação do o 1º intendente de Viamão, Coronel Tristão José de Fraga, no movimento maçônico que criou a Oficina. Ao saudar as autoridades presentes, o orador fez menção especial ao Grão-Mestre Adjunto e à nova administração do GORGS, iniciada em 24 de junho, tendo à frente a liderança do Grão-Mestre Celito Cristofoli.

Diversas homenagens e saudações marcaram a noite, destacando-se a placa comemorativa presenteada à Loja pelo GORGS e a utilização, como livro da lei, da mesma bíblia utilizada na fundação em 1894. O capítulo Capela Grande nº 656 da Ordem DeMolay e o Bethel 09 Ametista da Ordem Internacional das Filhas de Jó realizaram apresentações especiais que encantaram o público. Ao final, o Venerável-Mestre enalteceu o trabalho de todos os irmãos da Loja.

Dois dias depois – 31/8 – as comemorações continuaram num grande jantar-baile realizado no Clube dos Casados. Entre os mais de 300 convidados, todos os atuais 43 irmão dos quadro de obreiros, fechando com chave de ouro as festividades dos 125 anos de fundação da Loja “Conciliação”.

A Augusta Respeitável Benemérita Mui Excelsa e Centenária Loja Maçônica “Conciliação” nº 148 foi fundada no dia 1/9/1894, realiza suas reuniões às quintas-feiras, 20h, no Templo situado na rua Francisco Ferreira Filho, 109, Centro de Viamão. A atual administração é composta pelo Venerável-Mestre Gilnei Machado, o 1º vig\ Cláudio Márcio Guimarães, o 2º vig\ Pedro Ross de Castro, o orad\ Paulo Sérgio Gomes da Silveira, o sec\ Wilson Menezes da Rosa e o tes\ Carlos Adolfo de Abreu Gomes.

5 de setembro de 2019.
Fotos: Secretaria da Loja
Texto: Ir. Fábio Wackslavowki