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A
Matriz é de traço barroco colonial, com
elementos rococós na decoração,
e por suas paredes espessas e feição imponente
assemelha-se a uma fortaleza, reflexo do período
de disputas de fronteira entre os territórios
português e espanhol na América do Sul.
Localizada
na larga praça central da cidade, sua entrada
se dá através de um grande adro com pequena
escadaria e balaustrada.
O frontispício, em pedra, é discreto,
mas a porta única, central, mostra bela talha
rococó, já um tanto desgastada pelas intempéries.
Aos lados, duas colunas toscanas ornamentais que nada
sustentam terminam no segundo nível, onde se
abrem duas janelas de arco abatido fechadas por vitrais,
e tendo ao centro um óculo quadrifólio
com pontas entre os lobos.
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Acima,
um frontão em triângulo isósceles
nu é arrematado por uma cruz central e um perfil
em escada, acima do triângulo.
O
cornijamento em toda a fachada é estreito e sem
adornos.
O
corpo da igreja é ladeado por duas torres sineiras
iguais, com aberturas estreitas junto à base
e arcos abertos no nível superior para os sinos.
São
largas e muito espessas, e possuem um oco exíguo
que abriga apenas uma estreita escada até o topo.
O
coruchéu tem ornamentação simples
com volutas discretas e bandeirolas
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A
fachada traseira é bem menos ampla, acompanhado
as menores dimensões da capela-mor, e possui
apenas duas janelas retangulares estreitas no nível
térreo e um óculo pequeno redondo acima,
centralizado, e telhado visível em duas águas.
Em
ambos os lados existem anexos térreos para a
sacristia e a secretaria, com entradas independentes,
igualmente em estilo barroco colonial.
O
interior tem janelas altas, teto sem adornos em ripas
pintadas de azul claro, em arco abatido, e é
de nave única, dividindo-se apenas para delimitar
a capela-mor.
À
esquerda da entrada vemos um batistério simples,
contendo apenas uma pia batismal de pedra, e é
fechado por uma porta de folha dupla vazada, em madeira
torneada. Sobre a entrada um grande coro de madeira,
de linhas geométricas simples e sustentado por
duas colunas igualmente discretas.
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Existem
6 altares laterais, dedicados a Santa Bárbara,
São Miguel Arcanjo, Santa Ana, o Divino Espírito
Santo, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora
das Dores, todos com vários níveis e nichos
para outras imagens secundárias.
Apresentam
uma talha rococó de inspiração
vigorosa e elegante, acabamento esmerado e com arremates
que assemelham a labaredas, sendo todos de um mesmo
desenho geral mas todos diferentes nos detalhes, o que
confere unidade e ao mesmo tempo variedade à
decoração interna.
Na
capela-mor, com duas janelas laterais elevadas, com
balaústres e marcos decorados, ergue-se o altar-mor
em escada, dedicado a Nossa Senhora da Conceição,
com imagens secundárias de Nossa Senhora da Paz
e Santa Rosa de Lima.
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O
conjunto tem estilo ligeiramente diverso dos altares
menores, sendo naturalmente mais majestoso, mais arquitetural
e menos decorativista, tendendo a um barroco mais rigoroso,
mas também é de talha primorosa, com um
frontão movimentado em arcos interrompidos, volutas
e medalhões.
Acima,
no teto, aparece o único exemplar de pintura
mural em todo o interior (exceto pequenos adornos florais
sob o coro), com uma cena representando a Santíssima
Trindade.
Passando-se
por dentro da capela-mor tem-se acesso à sacristia,
à esquerda, onde estão guardados o púlpito
e o ambão, removidos da nave para melhor preservação,
uma expressiva coleção de Bandeiras do
Divino de procissão, e uma capelinha também
de lavra rococó com douradura, fechada por portinholas
envidraçadas, com duas belas imagens de roca
processionais, uma representando o Senhor Morto e outra
o Senhor dos Passos.
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