Histórias - O cinema da Santa Isabel em 1956

A Santa Isabel teve um cinema até o início da década de 80. Inaugurado em 1956, o Cine Santa Isabel representou uma etapa no bairro que, junto à Sogisi, oferecia lazer e diversão à população.

Até os anos 70 o cinema teve como proprietário Djalma Peixoto, isabelense participativo que cedia o local para os primeiros bailes de carnaval e reuniões da comunidade.

O auge do cinema, que depois passou a se chamar Cine Rian, foi na década de 60. Depois de desativado, o cinema deu lugar ao supermercado Poko Preço, atualmente sendo utilizado pela rede Rissul de supermercados.
Além dos filmes, a diversão se completava, aos domingos à tarde, na matiné, com muita pipoca, algodão-doce e ainda, trocas de gibis.

Conta-se que, por ser o piso de madeira e o telhado de zinco, quando chovia ficava impossível se escutar o filme. Quando o lanterninha procurava lugar para quem chegasse depois do início da sessão, ao caminhar, seus pés causavam um enorme barulho, no que as pessoas olhavam para trás para ver o que estava acontecendo.

Resistindo bravamente, temos o hoje o Cine Santa Isabel, no Shopping Liberdade.

Na imagem de 1956 dá pra ver, santados na frente do Restaurante Santa Izabel, os gêmeos nada parecidos Ivar, Ivan e a Mãe Natalina Trevisan, esposa de Severino.

Veja mais