Histórias - Bar Recreio Avenida - 1968

Quem não conheceu ou já ouviu falar do Bar Recreio Avenida? Era famoso por sua incrível máquina de sorvetes, uma saudosa lembrança do arquiteto Eduardo Escobar.

O bar do seu Walter Mathias Rucks funcionava na esquina das avenidas Liberdade e José Bonifácio, desde o dia 4 de novembro de 1958. Rucks veio morar na Santa Isabel já que seu pai morava e trabalhava em uma empresa de granito no bairro. Depois de ter trabalhar em hotel e como vendedor de uma marca de cerveja, Rucks comprou o terreno, em 1957, e abriu o bar um ano após.

Durante a construção - ele contava - muita pedra Rucks teve que quebrar para conseguir dinheiro. Ele ia de bicicleta até Itapuã para trabalhar quebrando pedras. Naquela época, seus pais e ele moravam na rua Santa Isabel, e foram morar no terreno do bar algum tempo depois.

Rucks também contava que seu bar foi ponto de encontro de muita gente importante. Lembrava de políticos que passaram por lá, até um médico-chefe da Presidência da República. Seu bar virou cenário de um curta metragem que foi veiculado pela TVE, há alguns anos.

Na imagem acima: os principais políticos de Viamão, em 1968, fazendo campanha: Clodoaldo Prates Veiga, ex-prefeito, Canelinha, ex-vice, e João Freitas, que foi subprefeito na Santa Isabel.


Veja mais