Histórias - Trincheiras e a Lomba Tarumã

Trincheiras
Local de onde pode se ter uma vista de todo o município de Viamão. No local ainda se encontra vestígios das Trincheiras utilizadas pelos Farrapos. Servindo de refúgio para as tropas de Bento Gonçalves e Onofre Pires. No ano de 1935 foi implantado no local um monumento em homenagem aos heróis farroupilhas.

Histórias da Lomba Tarumã
A Lomba da Tarumã uma das mais antigas e tradicionais comunidades situadas na periferia do centro de Viamão. A Lomba começou a ser habitada e povoada, provavelmente, a partir da década de 40, quando surgiram algumas escassas casas. Nos anos 40, 50 até a década de 60, lomba era só campo e vegetação gravatá, alem de três pequenas lagoas. nesse período, entretanto, já existia a cancha reta, local, onde eram realizados os páreos de cavalos, esportes apreciadíssimo na época, com o objetivo de conservar a cancha reta , a prefeitura, nos anos 60, autorizou a construção do CTG Chaleira Preta.

A Lomba da Tarumã foi o primeiro foco de urbanização do município, provocado pelo êxodo rural decorrente da mecanização agrícola. Além desses agricultores, também alguns funcionários da prefeitura municipal migraram para a Lomba, principalmente nos anos 50 e 60, o que provocou uma grande polêmica entre a igreja e a prefeitura (na época administrada pelo prefeito Carlos Pinto Mennet).


Veja mais