Página principal
Geologia
Arqueologia
Século 16
Século 19
Famílias
Turismo
Características
Bairros
Histórias
História da imagem
Ontem e Hoje
Lendas

Imagens Antigas

Artigos
Bibliografia
Links

Caraterísticas
60 anos de censo em Viamão
Quando você precisa tomar qualquer decisão importante, necessita conhecer, antes, a situação, as pessoas envolvidas e os recursos de que vai dispor. Do mesmo modo, decisões corretas de caráter político, econômico, social e educacional exigem que se conheça, mais detalhadamente, a realidade do município. Por isso, afirmamos sempre que: os resultados dos censos demográficos são instrumentos fundamentais para os governantes direcionarem suas políticas.
O conjunto dos dados pesquisados e trabalhados estatisticamente permitem o conhecimento da realidade dos municípios nos seguintes aspectos: tamanho, composição da população, situação habitacional, estrutura familiar, características gerais da população, movimentos migratórios, escolaridade, nupcialidade, fecundidade, força de trabalho e padrões de rendimento individual e familiar.
Desde 1872, são realizados os Censos Demográficos no país. Em 1940, os Censos passaram a ser decenais e, em 1995, quinquenais.
Por Hilário Hoff
Dados de Viamão
Viamão é um município situado a 25 Km da capital do estado do RS, seu perfil econômico é baseado na agropecuária e serviços. O município é o maior da região metropolitana e o quadragésimo sexto do Estado do Rio Grande do Sul em extensão territorial (1.494,2 Km2), sendo 192,3km2 de área urbana e 1.301,9km2 de área rural - com grande potencial para ecoturismo. Sua população é de 239.384 habitantes, estando 93% na zona urbana e 7% na zona rural (IBGE).

Solo e Relevo
Predominam os solos arenosos. Nas planícies surgem os solos com textura variável de arenosa à argilosa. O relevo apresenta morros e grande extensão de planícies e várzeas, ao longo do Rio Gravataí e na região da Laguna dos Patos.
No sentido Nordeste/Sudeste, o município é contornado por morros, abrangendo os distritos do Espigão, Passo da Areia e Itapuã. No mesmo sentido, aparece planícies e várzeas, conhecidas como "Campos de Viamão".
No mesmo sentido, aparece planícies e várzeas, conhecidas como "Campos de Viamão". O município é constituído por relevo colinoso. Vegetação: é primitiva, está situada em "Área de Formação Pioneiras Influência Marinha e Fluvio Marinha". Na fisionomia arbústica dominam os gêneros Acácia e Mimosa, além das famílias Solanaceae e Myrtaceae e na herbácia Typha, Cyperus, Juncus e Thala, entre outros.
Altitude
Varia de nível do oceano como mínima até 289m no ponto denominado Morro da Grota, localizado no distrito de Itapuã. A média municipal é de 9m, mas a altitude da sede é de 52m.
Hidrografia
Não possui rio. Seu limite Norte há o Rio Gravataí, com 40m de largura máxima. Ao Sul, é banhado pela Lagoa dos Patos, tendo 50km de suas margens. Arroios como Alexandria, Fiúza, Feijó, Dorneles, Taquara, Estância, Itapuã, Varejão, Gravatá, São Gravatá, importantes pelas microbacias que representam.
Infra-estrutura
O município conta com uma infra-estrutura que possibilita a extensão industrial e comercial. Tem oito agências bancárias; 2 federais; 2 estaduais; 3 privadas e 1 cooperativa.
As principais rodovias são a RS-040 (estrada asfaltada de POA com pista dupla de mesmo sentido; acesso ao centro e às praias do litoral), RS-118 (estrada asfaltada que liga Viamão à BR 116 em Sapucaia do Sul, atravessando os municípios de Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e à Free-Way.; a BR-290 (freeway) tem acesso a cerca de 5Km do distrito industrial.
Os sistemas de telefonia, eletrificação e tratamento de água estão em expansão.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho localiza-se a 25 Km do município. A região serrana, ao norte fica a pouco mais de 60 km e o litoral a menos de 100 km. Isso faz de Viamão um excelente local para compra de sítios, chácaras e terrenos por parte de investidores, locais ou mesmo de fora do pais. O município possui ainda, 16 estabelecimentos de ensino pré-escolar, 96 de ensino fundamental, 10 de ensino médio e 1 de ensino superior.
Potencial Mineral
Extraem-se as pedras ornamentais - granito vermelho, para construção civil (pedras de talhe, saibro e brita) e também, argilas para a fabricação de cerâmica vermelha.
As areias próximas à Lagoa dos Patos tem bom potencial para o emprego na fabricação de vidro e esmalto cerâmico.
O subsolo apresenta depósitos de carvão mineral. Existem grandes mananciais de água subterrânea.
Agropecuária
Na produção agrícola o arroz é o principal produto. O município produz também milho, feijão e hortifrutigranjeiros. Na pecuária destacam-se os rebanhos de bovinos de corte e leite e ovinos.
Viamão possui cabanhas de alta qualidade, além de ter a bacia leiteira mais importante da região metropolitana, não só pela produção de leite B e C, mas também por sediar a única usina de leite A do estado.
A piscicultura, em tanques e açudes, é expressiva. A FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) localizada no município, com uma unidade de pesquisa em piscicultura e ervas medicinais atualmente desenvolve, o município, programas fomentando a agricultura ecológica e o plantio de ervas medicinais.