Página principal
Geologia
Arqueologia
Século 16
Século 19
Histórias
Famílias
Turismo
Características
Bairros
Ontem e Hoje
Lendas
Imagens Aéreas

Imagens Antigas

Artes Plásticas
Músicas de Viamão
"Ronda" de JB Marçal
Artigos
Bibliografia
Links

Caraterísticas
67 anos de censo em Viamão

Quando você precisa tomar qualquer decisão importante, necessita conhecer, antes, a situação, as pessoas envolvidas e os recursos de que vai dispor. Do mesmo modo, decisões corretas de caráter político, econômico, social e educacional exigem que se conheça, mais detalhadamente, a realidade do município.

Por isso, afirmamos sempre que: os resultados dos censos demográficos são instrumentos fundamentais para os governantes direcionarem suas políticas. O conjunto dos dados pesquisados e trabalhados estatisticamente permitem o conhecimento da realidade dos municípios nos seguintes aspectos: tamanho, composição da população, situação habitacional, estrutura familiar, características gerais da população, movimentos migratórios, escolaridade, nupcialidade, fecundidade, força de trabalho e padrões de rendimento individual e familiar.

Desde 1872, são realizados os Censos Demográficos no país. Em 1940, os Censos passaram a ser decenais e, em 1995, quinquenais.

Atualização do trabalho de Hilário Hoff - 2010
Dados de Viamão
Viamão é um município situado a 25 Km da capital do estado do RS, seu perfil econômico é baseado na agropecuária e serviços. O município é o maior da região metropolitana e o quadragésimo sexto do Estado do Rio Grande do Sul em extensão territorial (1.494,2 Km2), sendo 192,3km2 de área urbana e 1.301,9km2 de área rural - com grande potencial para ecoturismo. Sua população é de 239.384 habitantes, estando 93% na zona urbana e 7% na zona rural (IBGE).

Solo e Relevo
Predominam os solos arenosos. Nas planícies surgem os solos com textura variável de arenosa à argilosa. O relevo apresenta morros e grande extensão de planícies e várzeas, ao longo do Rio Gravataí e na região da Laguna dos Patos.
No sentido Nordeste/Sudeste, o município é contornado por morros, abrangendo os distritos do Espigão, Passo da Areia e Itapuã. No mesmo sentido, aparece planícies e várzeas, conhecidas como "Campos de Viamão".

No mesmo sentido, aparece planícies e várzeas, conhecidas como "Campos de Viamão". O município é constituído por relevo colinoso. Vegetação: é primitiva, está situada em "Área de Formação Pioneiras Influência Marinha e Fluvio Marinha". Na fisionomia arbústica dominam os gêneros Acácia e Mimosa, além das famílias Solanaceae e Myrtaceae e na herbácia Typha, Cyperus, Juncus e Thala, entre outros.

Altitude

Varia de nível do oceano como mínima até 289m no ponto denominado Morro da Grota, localizado no distrito de Itapuã. A média municipal é de 9m, mas a altitude da sede é de 52m.
Hidrografia
Não possui rio. Seu limite Norte há o Rio Gravataí, com 40m de largura máxima. Ao Sul, é banhado pela Lagoa dos Patos, tendo 50km de suas margens. Arroios como Alexandria, Fiúza, Feijó, Dorneles, Taquara, Estância, Itapuã, Varejão, Gravatá, São Gravatá, importantes pelas microbacias que representam.
Infra-estrutura
O município conta com uma infra-estrutura que possibilita a extensão industrial e comercial. Tem oito agências bancárias; 2 federais; 2 estaduais; 3 privadas e 1 cooperativa.

As principais rodovias são a RS-040 (estrada asfaltada de POA com pista dupla de mesmo sentido; acesso ao centro e às praias do litoral), RS-118 (estrada asfaltada que liga Viamão à BR 116 em Sapucaia do Sul, atravessando os municípios de Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e à Free-Way.; a BR-290 (freeway) tem acesso a cerca de 5Km do distrito industrial.
Os sistemas de telefonia, eletrificação e tratamento de água estão em expansão.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho localiza-se a 25Km do município. A região serrana, ao norte fica a pouco mais de 60 km e o litoral a menos de 100 km. Isso faz de Viamão um excelente local para compra de sítios, chácaras e terrenos por parte de investidores, locais ou mesmo de fora do pais. O município possui ainda, 16 estabelecimentos de ensino pré-escolar, 96 de ensino fundamental, 10 de ensino médio e 1 de ensino superior.
Potencial Mineral
Extraem-se as pedras ornamentais - granito vermelho, para construção civil (pedras de talhe, saibro e brita) e também, argilas para a fabricação de cerâmica vermelha.

As areias próximas à Lagoa dos Patos tem bom potencial para o emprego na fabricação de vidro e esmalto cerâmico.
O subsolo apresenta depósitos de carvão mineral. Existem grandes mananciais de água subterrânea.
Agropecuária
Na produção agrícola o arroz é o principal produto. O município produz também milho, feijão e hortifrutigranjeiros. Na pecuária destacam-se os rebanhos de bovinos de corte e leite e ovinos.

Viamão possui cabanhas de alta qualidade, além de ter a bacia leiteira mais importante da região metropolitana, não só pela produção de leite B e C, mas também por sediar a única usina de leite A do estado.
A piscicultura, em tanques e açudes, é expressiva. A FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) localizada no município, com uma unidade de pesquisa em piscicultura e ervas medicinais atualmente desenvolve, o município, programas fomentando a agricultura ecológica e o plantio de ervas medicinais.