Artes Plásticas Will Cava

Wilson Furtado Cavalcante, a.k.a Cava, é artista plástico e um dos gravuristas mais conceituados do Brasil. Sua trajetória começou ainda na adolescência, quando estudou gravura e desenho no Atelier Livre Xico Stockinger, de 1967 a 1979, com Danúbio Gonçalves, Paulo Peres, Carlos Martins, Marília Rodrigues, entre outros.
Entre tantos outros jornais, Cava publicou histórias em quadrinhos, de 1974 a 1978, no Folha da Manhã e Pasquim. O manifesto Arte de Rua foi organizado por ele, também, nessa época, no Ponto de Arte, na capital gaúcha.
Ainda em Porto Alegre, Cavalcante fundou o ateliê de gravura em metal do Museu do Trabalho (1988), o Atelier de Litografia Oficina 11 (1992), o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul e a Associação Independente de Artistas (1997).
Cava foi secretário de Cultura da cidade de Viamão (RS), em 1997, onde reside atualmente e tem um atelier. Recentemente, em 2015, participou da 10ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.
Há 21 anos, Cavalcante é instrutor de arte e responsável pelas oficinas de xilogravura e calcografia no Atelier Livre Xico Stockinger, em Porto Alegre (RS).
Tudo sobre o Cava no final.