Artes Plásticas Guto Machado
Dentre as diversas formas de manifestações artísticas, a pintura é uma das mais expressivas e que mais desperta apreciação. Viamão possui uma rica safra de pintores, um deles é Manoel Augusto Machado Marques, popularmente conhecido como Guto Machado.
Guto começou sua vida artística cedo. Quando criança, estudava piano, além de já demonstrar interesse por desenhos. Apesar de já pintar, Guto fez um curso de desenho, onde aprendeu um pouco mais de pintura. A partir daí seu interesse aumentou de tal forma que ele fez do hobby uma profissão.
Em suas obras, o artista tem como elemento mais importante as cores, não seguindo um estilo único. A pintura é uma das formas que ele utiliza para transmitir o que sente para as pessoas. Ele diz: "É impossível dar uma pincelada impune, cada traço tem um pouco do que sinto no momento em que estou pintando. É por isso que às vezes as obras tomam um rumo diferente durante o desenvolvimento".
As obras do artista geralmente são expostas na prefeitura municipal, em bares e cafés. A única coisa que o descontenta é a incompreensão de algumas pessoas para com os artistas: "Nós somos seres humanos sujeitos a vícios e paixões”.

Texto: Rosana Kerkhoff
Matéria publicada na Revista Viamão em setembro de 2004.