Artes Plásticas - Clique Roberto Miguens
O desenho e a pintura sempre estiveram presentes na vida de Roberto Miguens, 57 anos, tanto que, aos dez anos, teve a honra de pintar a parede principal da Escolinha de Arte da Dona Ruth, onde fora estudar, incentivado por seus pais. Já na adolescência enchia seu dormitório com ilustrações e desenhos feitos com giz colorido.

Radicalizado há mais de vinte anos em nossa cidade, o porto-alegrense iniciou profissionalmente no Departamento de Arte da extinta TV Piratini Canal 5 onde trabalhava com artes gráficas, cenografia e animação entre outras atividades. Com vinte anos foi contratado pela Editora Globo, onde teve o privilégio de trabalhar ao lado da última geração de artistas que passou por aquele “pólo cultural”. Depois deste período ingressou no mercado publicitário, trabalhando nas mais importantes agências do país, com a McCann-Erickson, DCS e Ogylvi & Mather, sempre na área de criação.

Para Roberto uma das fases em que obteve maior crescimento pessoal e intelectual foram os dez anos em que fez parte do corpo docente da Unisinos, quando ministrava aulas de Criação e Comunicação Visual.

Nos últimos cinco anos Miguens transformou um velho hobby em sua mais nova profissão: as artes plásticas. Depois de freqüentar os ateliês de diversos artistas como aluno (entre eles Fernando Baril e Brito Velho), Miguens ainda se considera em “fase de pesquisa”, mantendo uma rotina de 12 horas em seu atelier, divertindo-se com pincéis, telas e tintas. Seus trabalhos reforçam essa idéia de diversão, onde o artista brinca, passeando pelos estilos que referenciam sua obra. “A Revista Viamão chegou no momento em que preparo uma exposição com meus últimos trabalhos, numa fase figurativa com muita cor e, com certeza, uma boa dose de humor”, disse o artista enquanto apresentava seus trabalhos.

Texto: Eduardo Escobar
Matéria publicada na Revista Viamão em agosto de 2005.